sexta-feira, 30 de maio de 2008

Carlão, de Juiz de Futebol a Cabeleireiro




De uma prole de três irmãos, hoje o único vivo, filho de pai sergipano e mãe itajuipense, Manoel Messias dos Santos (Funcionário Publico Municipal), e Dalva Rodrigues Messias dos Santos, Carlos Alberto Santos, o nosso conhecido Carlão, se consagrou como um dos mais conceituados e requisitados cabeleireiros do Sul da Bahia.
Itabunense nato pois nasceu na rua Marimbêta (hoje Felix Mendonça) no bairro de Nossas Senhora da Conceição, local onde, segundo, os nossos historiadores, nasceu Itabuna, o jovem menino Carlos Alberto viveu e curtiu toda sua infância às margens do exuberante Rio Cachoeira, faltando as aulas para jogar futebol e gude, onde fez muitos amigos. Ajudou a construir a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, lembrando das festas de largos e das quermesses daquele bairro. Estudou nas escolas, Paulo Vl, General Osório, Instituto São José (hoje IMEAM), Colégio Estadual e Comercial, diplomando-se em contabilidade; não seguindo a profissão. Mais tarde, no Rio de Janeiro, como um grande admirador do futebol e torcedor do Vasco, se especializou em arbitro de futebol, em 1978.
Nos anos 80, já de retorno a Itabuna ingressou no quadro de arbitro da Liga Itabunense de Desportos Atléticos (LIDA). Filiado também a Federação Baiana de Futebol permaneceu por 18 anos, até 1996, quando deixou o apito. Disse que naquela época, apitar jogo de futebol era muito difícil, pois não tinham os recursos que têm os árbitros de futebol de hoje; a segurança e proteção. Informou que teve duas situações adversas: Na cidade de Canavieiras, quando a equipe daquela cidade, enfrentava a da cidade de Uma, pelo Intermunicipal e na cidade de Pau Brasil “onde o pau comeu na casa de noca!”. Lembra com tristeza, que ele foi o último arbitro de futebol, a apitar um jogo na velha e extinta Desportiva Itabunense, pela FBF, quando se enfrentavam Vilazara x Internacional, pelo Campeonato Amador. Ressalta, que na época, o presidente da LIDA era o contabilista Valteon Bernardes, que – mais tarde - veio a falecer em São Paulo entregou a praça esportiva ao Estado com a promessa de outra, o que não aconteceu até os dias de hoje. O prefeito de Itabuna na época era Ubaldo Dantas, e João Durval, era o governador da Bahia.
Como cabeleireiro, Carlão iniciou sua profissão aqui em Itabuna em 1967, no Salão Azul, que funcionava na Praça Adami de propriedade de João Joaquim dos Santos; “de saudosa memória, meu grande amigo” diz Carlão, adiantando que hoje o Salão Azul, está instalado na Rua Duque de Caxias. Antes de 1970, Carlão ainda atuou como auxiliar de enfermagem na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, onde teve uma breve passagem, em seguida resolveu mudar-se para o Rio de |Janeiro. Na Capital Maravilhosa, se especializou em arbitro de futebol, e na profissão de cabeleireiro, tendo a oportunidade de fazer vários cursos e, se tornando também instrutor. De retornou a Itabuna, após dez anos no Rio, montou o seu próprio salão com o saudoso amigo e também cabeleireiro, Orlando Lopes da Silva, na rua Lafayte Borburema, 33, com o nome de Salão João Paulo ll; “nome que mantemos, com muito orgulho, até os dias de hoje”.
Hoje com 57 anos de idade completados em 23 de março, último e o Salão já com 28 anos, prestando serviços à população de Itabuna e região, Carlão, pai de quatro filhas: Fabiana Maria dos Santos, Carla Maria Castro dos Santos (formadas) e Bianca Alves dos Santos e Núbia Alves dos Santos (estudando) e avô de três netos, com muito orgulho diz que já fez e faz cabelos de muitas autoridades importantes - entre elas – o Juiz Marcos Bandeira, o prefeito Fernando Gomes, professor Ary Quadros Teixeira; Os deputados, Fábio Souto, Capitão Fábio; Os médicos, Humberto Barreto, Theovaldo Araujo, Afonso Malta, além de vários empresários, Peixoto do Posto Universal, Helenilson Chaves, Carlos Leahy e muitas outras autoridades do nosso município e região. Quero destacar também em saudosa memória, os nomes de: Manoel Souza Chaves, “que era meu conselheiro”, Antonio Carlos Magalhães, que de passagem por Itabuna, sempre vinha em nosso Salão e o ex-prefeito de Jussarí, o médico Valdenor Cordeiro.
Confessando ser hoje uma pessoa afastada da política partidária devido a falta do não reconhecimento dos políticos as pessoas que realmente trabalham e se declarando um ser de religião mística, Carlos Alberto Santos analisou positivamente as ações do Prefeito Fernando Gomes em todos os seus mandatos, acreditando no progresso de Itabuna. O Salão João Paulo ll, que faz aniversário no dia 29 de novembro, e com atendimento VIP, se tornou um local agradável para empresários e profissional liberais de nossa cidade, estrategicamente instalado na Avenida Inácio Tosta Filho, 242, centro, Itabuna-Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Chico França rebate críticas do secretário de Esporte, Alcântara Pellegrine

O programa "Na Boca do Tubarão" deste sábado(13), apresentado por Neto Terra Branca e Rui Correia, teve a participação do engenhei...